top of page

Marketing… Afinal, o que é?

Existe uma confusão muito grande a respeito da aplicação do marketing no ambiente empresarial. Para alguns marketing envolve tudo o que é divulgação, como criação de artes ou peças de promoção. Para outros, por outro lado, marketing é confundido com práticas comerciais e está relacionado à vendas.

 

Um conceito amplamente aceito para definição de marketing é o famoso “4Ps”, ou marketing mix, de Philip Kotler. Hoje o conceito está mais abrangente, sendo representado por 7Ps.
 
Ele envolve várias práticas, que vão desde o desenvolvimento do produto, onde e como esse produto será distribuído, qual o preço do produto e quais processos serão envolvidos, por exemplo:

    • Qualidade

    • Imagem

    • Branding

    • Recursos

    • Variações

    • Mix

    • Suporte

    • Serviços ao usuário

    • Ocasiões de uso

    • Disponibilidade

    • Garantias

    • Comunicações de marketing

    • Promoção pessoal

    • Promoção de vendas

    • Relações públicas

    • Branding

    • Marketing direto

    • Posicionamento

    • Listas

    • Descontos

    • Crédito

    • Métodos de pagamentos

    • Elementos gratuitos ou com valor agregado

    • Canais de venda

    • Suporte de vendas

    • Número de canais

    • Canais segmentados

    • Indivíduos em atividades de marketing

    • Indivíduos em contatos com o consumidor

    • Recrutamento

    • Cultura/Imagem

    • Treinamento e habilidades

    • Remuneração

    • Foco no cliente

    • Líderes de negócios

    • Suporte à tecnologia da informação

    • Design de ferramentas

    • Pesquisa e desenvolvimento

    • Contato do time/vendas com experiência de marca

    • Embalagem do produto

    • Experiência online

Para chegar no momento que é necessário promover, são necessárias diversas etapas de definição de produto, marca, público e posicionamento. Quando essas etapas são feitas com sucesso, as peças promovidas são muito mais assertivas e geram resultados mais relevantes, uma vez que estão alinhadas com as estratégias da empresa.

É importante discorrer sobre o assunto para mostrar que o trabalho de uma agência de marketing é muito mais amplo e complexo do que uma agência de publicidade, que foca realmente na promoção do produto e serviço.

E você? Sua empresa precisa de uma agência de marketing ou apenas o serviço de promoção?

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page