Marketing… Afinal, o que é?
Existe uma confusão muito grande a respeito da aplicação do marketing no ambiente empresarial. Para alguns marketing envolve tudo o que é divulgação, como criação de artes ou peças de promoção. Para outros, por outro lado, marketing é confundido com práticas comerciais e está relacionado à vendas.
Um conceito amplamente aceito para definição de marketing é o famoso “4Ps”, ou marketing mix, de Philip Kotler. Hoje o conceito está mais abrangente, sendo representado por 7Ps.
Ele envolve várias práticas, que vão desde o desenvolvimento do produto, onde e como esse produto será distribuído, qual o preço do produto e quais processos serão envolvidos, por exemplo:
-
Qualidade
-
Imagem
-
Branding
-
Recursos
-
Variações
-
Mix
-
Suporte
-
Serviços ao usuário
-
Ocasiões de uso
-
Disponibilidade
-
Garantias
-
-
Comunicações de marketing
-
Promoção pessoal
-
Promoção de vendas
-
Relações públicas
-
Branding
-
Marketing direto
-
-
Posicionamento
-
Listas
-
Descontos
-
Crédito
-
Métodos de pagamentos
-
Elementos gratuitos ou com valor agregado
-
-
Canais de venda
-
Suporte de vendas
-
Número de canais
-
Canais segmentados
-
-
Indivíduos em atividades de marketing
-
Indivíduos em contatos com o consumidor
-
Recrutamento
-
Cultura/Imagem
-
Treinamento e habilidades
-
Remuneração
-
-
Foco no cliente
-
Líderes de negócios
-
Suporte à tecnologia da informação
-
Design de ferramentas
-
Pesquisa e desenvolvimento
-
-
Contato do time/vendas com experiência de marca
-
Embalagem do produto
-
Experiência online
-
Para chegar no momento que é necessário promover, são necessárias diversas etapas de definição de produto, marca, público e posicionamento. Quando essas etapas são feitas com sucesso, as peças promovidas são muito mais assertivas e geram resultados mais relevantes, uma vez que estão alinhadas com as estratégias da empresa.
É importante discorrer sobre o assunto para mostrar que o trabalho de uma agência de marketing é muito mais amplo e complexo do que uma agência de publicidade, que foca realmente na promoção do produto e serviço.
E você? Sua empresa precisa de uma agência de marketing ou apenas o serviço de promoção?